A região lagunar fluminense é coberta por uma vasta extensão de praias e atrativos turísticos que impulsionam a economia dos municípios da Região Litorânea do Rio de Janeiro, beneficiando a população local. Nesse ambiente repleto de belezas naturais e diversidade cultural e de lazer, o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), gerido pelo Instituto Onda Azul por meio das iniciativas do Turismo de Base Comunitária (TBC), promove diversas ações que potencializam e expandem esse potencial nos municípios de Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Maricá. Ao longo do projeto, essas ações foram delineadas conforme as demandas das próprias comunidades, com cada região mapeada de acordo com seu potencial turístico e de geração de renda como legado.
Entre os trabalhos de destaque realizados pelo Turismo de Base Comunitária estão as capacitações e mentorias, que promovem o desenvolvimento participativo de vivências e roteiros, conectando saberes e espaços afetivos a iniciativas já existentes e consolidadas. Um exemplo é o Arrastão de Pescadores das Amendoeiras, em Maricá, onde eventos comunitários, antes esporádicos, agora ocorrem regularmente com um calendário anual. Outra iniciativa importante é o mapeamento da Trilha dos Cardeiros, em São Pedro da Aldeia. Localizada em uma antiga fazenda, a trilha oferece acesso a belas praias de águas cristalinas e uma vasta vegetação.
Em Cabo Frio, onde o turismo tradicional já é bem estabelecido, o TBC trabalhou no desenvolvimento de atividades que proporcionam às comunidades lagunares oportunidades de geração de renda. Na Capatazia da Praia do Siqueira, foi criada uma maquete representando as artes da pesca lagunar, exposta permanentemente no local. Essa colaboração no resgate das tradições da pesca artesanal, cuja curadoria foi realizada pelos próprios pescadores e seus familiares, resultou na Mostra da Cabana do Pescador. Além disso, são oferecidos passeios terrestres e imersões na lagoa, que contemplam as paisagens e histórias da região.
O Turismo de Base Comunitária do Projeto USSL vai além do turismo: é uma conjunção de valores que agrega e fortalece atores locais, contribuindo para a formação e capacitação de novos condutores e gerando renda para toda a região, um de seus princípios fundamentais. Essas ações protegem as lagoas durante o período de defeso (quando a pesca é proibida), proporcionando uma renda extra aos pescadores e evitando a pesca predatória.
As oficinas realizadas junto aos membros de cada comunidade já engajaram mais de 120 participantes nas cinco regiões alcançadas pelas ações do TBC em 24 meses. Esses são apenas os primeiros números, que, ao longo do tempo, constroem uma nova realidade em termos de geração de renda e oferecem uma nova perspectiva sobre a construção afetiva e de ensinamentos da cultura e do turismo local.
“O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras. Participam também universidades como a UFF e a UFRRJ e entidades como a Cardume Socioambiental, Planett Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia-Z24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.”
Texto: Renato Palhano