instituto onda azul

CIDADES VERDES

Conferência sobre
Sustentabilidade

Objetivo

A Conferência Cidades Verdes, evento idealizado no ano de 2010, foi criada para dar soluções ambientais para os grandes centros urbanos, que ano após ano vêm sofrendo com a gentrificação das cidades e o crescimento desordenado, deixando de lado as pautas de sustentabilidade e o bem-estar da sociedade civil, o pilar fundamental da existência de uma cidade. Sempre que pensamos na melhor forma de se viver saudável, pensamos primeiramente como cuidar do nosso corpo, como podemos elevar nossa expectativa de vida através de uma alimentação mais saudável e uma mente equilibrada para vivermos cada vez mais e melhor.

Com a nossa cidade não é diferente, sempre que vislumbramos ter uma qualidade de vida melhor, o cuidado ambiental com o local onde vivemos fica em segundo plano. A poluição do ar, o lixo nas ruas, a poluição de rios e mares, tudo isso está ligado intrinsecamente com a nossa saúde. Dentro desse contexto, a 8ª edição da Conferência Cidades Verdes ocorreu para catalisar esse elo entre a população, a academia, as universidades e os gestores públicos.

Sempre atento ao legado ambiental de Alfredo Sirkis, e do que ele representa para a pauta ambiental do país, a 8ª Conferência do Cidades Verdes fez história e ganhou um dia a mais em 2023, para gerar soluções para as cidades sustentáveis. Atualmente idealizado por André Esteves, Diretor-Executivo do Instituto Onda Azul e Coordenador dos Cidades Verdes, o Centro de Convenções Firjan, no centro do Rio de Janeiro, foi o laboratório de soluções para sustentabilidade e mobilidade urbana. Nos dias 17 e 18 de outubro deste ano, divididos entre os temas da Água e da Energia, o Cidades Verdes realizou um dos maiores eventos sobre maio ambiente e sustentabilidade no Rio de Janeiro desde a Conferência do Clima em 1992. Com mesas exclusivamente dedicadas a temas como: Hidrogênio Verde, Transição Energética, Recursos Hídricos, Saneamento e Mobilidade.

Com a presença do vice-governador do estado, Thiago Pampolha, que fez a palestra de abertura do evento, no dia 17, e do Presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, que participou da mesa de abertura do segundo dia, e outros nomes importantes da discussão sobre sustentabilidade da cidade, como o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, e do economista do meio ambiente e presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, Sérgio Besserman, e a presença de do Gerente de Planejamento e controle da SEMOVE, Guilherme Wilson. Além disso a importante colaboração de professores da Coppe/UFRJ, Fundação Getúlio Vargas e da sociedade civil, o principal combustível para realização do evento.

resultado

1. 10 anos de realização;

2. Mais de 2 mil pessoas participantes presenciais;

3. Mais de 30 mil espectadores on-line;

4. Mais de 50 matérias publicadas em veículos de grande circulação;

5. Cerca de 50 especialistas debatendo sobre a sustentabilidade nos grandes centros urbanos.

PARCERIAS E PATROCÍNIOS

preservar é da nossa natureza

© 2022 por Onda Azul | Todos os direitos reservados