Foto: Acervo Instituto Onda Azul
Iniciativa faz parte de uma série de entregas de embarcações artesanais até o fim do mês
No próximo sábado (6), o Projeto Novos Mestres inicia uma série de entregas de embarcações de pesca artesanal construídas por alunos das oficinas de carpintaria e mecânica naval das quatro regiões onde o projeto atua. Após realizar a primeira entrega na comunidade da Baleia, em São Pedro da Aldeia, dessa vez é a hora da comunidade da Mombaça, em Saquarema, receber sua primeira embarcação de pesca artesanal. Gerido pelo Instituto Onda Azul, com apoio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), por meio do Projeto Educação Ambiental, a entrega das embarcações, todas motorizadas, é um dos principais legados deixados pelo Projeto Novos Mestres, que cumpre seu compromisso com as comunidades pesqueiras locais de contribuir na educação ambiental e socioeconômica.
A cerimônia de entrega da embarcação está marcada para este sábado, dia 6 de julho, às 10h, na Estrada da Mombaça, Mombaça – Saquarema/RJ, em frente à Toca do Peixe. O evento contará com a presença de pescadores e pescadoras locais, alunos dos cursos de carpintaria e mecânica naval, e moradores da
comunidade de Jaconé. Essa iniciativa é uma parceria do Projeto Novos Mestres e das Associações de Pescadores de cada localidade.
Ricardo Bogéa, coordenador técnico do curso de carpintaria naval, exalta o sucesso do projeto e a sensação de dever cumprido com a entrega: “O Projeto Novos Mestres não veio ensinar ninguém, isso nunca foi nossa ideia. A gente sempre quis reunir o conhecimento acadêmico com a experiência empírica de cada pescador e pescadora. Com essas entregas sendo realizadas, tenho certeza de que conseguimos”, afirma.
O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A ideia é construir uma embarcação em cada comunidade pesqueira dessas cidades até o final do projeto, que termina no final de julho. As próximas entregas estão programadas para Cabo Frio e Araruama, dando continuidade ao fortalecimento do legado paras as comunidades pesqueiras locais.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”