Projeto realizado pelo Instituto Onda Azul promove a valorização pesqueira através de concurso de desenho, lançamento de livro e boas histórias de pescador para crianças
Qual é o papel da criança na responsabilidade socioambiental? Como fomentar nas crianças a importância de se preservar o meio ambiente e a valorização pesqueira? Muitos assuntos sérios do nosso mundo adulto são relacionados diretamente ao futuro dos nossos filhos. O aquecimento global, o desmatamento, o uso consciente dos recursos naturais, toda e qualquer mazela do mundo contemporâneo é diretamente relacionado ao bem-estar dos nossos filhos. Mas como passar para eles a importância de medidas preventivas com o meio ambiente sem transferir um peso inerente ao assunto? Esse é um dos papeis fundamentais do Projeto Novos Mestres, uma iniciativa do Instituto Onda Azul, com apoio do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) e de prefeituras dos quatros municípios da Região dos Lagos: Cabo Frio, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia.
Com o objetivo de despertar nas crianças um sentimento de pertencimento a sua comunidade e resgatar a memória afetiva da cultura da pesca e do meio ambiente, o Projeto Novos Mestres realiza nas escolas dos quatro municípios da região dos lagos o concurso “Contação de Histórias – Memórias da Lagoa: Histórias, Causos e Contos”. O concurso consiste em realizar reflexões importantes sobre a pesca através de um concurso de desenho sobre história de pescadores. O desenvolvimento dos desenhos é feito em duas etapas: um conto é narrado por uma das autoras do livro infantil para as crianças nas escolas, outra etapa é narrada pelos próprios pescadores, que visitam as escolas e compartilham suas histórias com as crianças. A ideia de realidade e ficção é estimulada pela criança, que desenvolve seus desenhos de maneira afetiva e representativa, valorizando a cultura da pesca e tendo contato direto com pescadores de suas comunidades.
O concurso vai selecionar um desenho de cada município e o desenho vencedor será publicado no livro infantil “Tainha, o menino pescador”, que será lançado e distribuído nas escolas públicas da região. Serão ao menos mil exemplares reproduzidos. Além disso, aulas lúdicas que estimulam brincadeiras artesanais como fazer barquinhos de papel, pescaria na rede e outras brincadeiras que desenvolvem o trabalho em equipe e a criatividade, são desenvolvidas nas escolas através do Projeto Novos Mestres.
O Instituto Onda Azul, através de seus projetos, acredita no potencial de cada localidade beneficiada pelos seus projetos. A iniciativa de despertar nas crianças o sentimento de pertencimento ao seu local de origem, através de atividades culturais e socioeducacionais, é uma das ferramentas que o Projeto Novos Mestres realiza como: valorização da atividade pesqueira, estímulo da economia local, potencialização da cultura do aprendizado e a visão de que nem toda solução vem de fora do ambiente em que vivemos. O Instituto Onda Azul acredita que soluções ambientais imediatas são necessárias, mas que investir na consciência infantil é a meta principal para recuperar o planeta no futuro.