Onda Azul
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • PROJETOS
    • CIDADES VERDES
    • GUANAMANGUE
    • SISTEMAS LAGUNARES
    • PROJETO NOVOS MESTRES
  • NOTÍCIAS
  • CHAMAMENTOS
  • CONTATO
10/07/2024 por ondaazul

Projeto Novos Mestres finaliza entrega de embarcações de pesca artesanal na Região dos Lagos

Projeto Novos Mestres finaliza entrega de embarcações de pesca artesanal na Região dos Lagos
10/07/2024 por ondaazul

Após Saquarema e São Pedro da Aldeia, é a vez de Cabo Frio e Araruama serem contemplados

No próximo final de semana, os municípios de Cabo Frio e Araruama vão receber as últimas duas embarcações de pesca artesanal construídas pelos alunos das oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres. Gerido pelo Instituto Onda Azul, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), por meio do Projeto Educação Ambiental, a cerimônia de entrega dessas embarcações fecha um ciclo de entregas que se iniciou no mês de maio, com as embarcações de São Pedro da Aldeia e Saquarema.

A primeira entrega ocorre no sábado (13), às 10h, no Canal da Praia da Siqueira, em frente à pracinha, em Cabo Frio. A segunda entrega acontecerá no domingo (14), às 10h, na Colônia dos Pescadores Z28, localizada na Rua Cavalcante 70-A, Araruama. O evento contará com a presença de pescadores e pescadoras, alunos dos cursos de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres, além de moradores das comunidades pesqueiras locais.

Ricardo Bogéa, coordenador técnico do curso de carpintaria naval, exalta o sucesso do projeto e a sensação de dever cumprido com a entrega: “O Projeto Novos Mestres não veio ensinar ninguém, isso nunca foi nossa ideia. Sempre quisemos reunir o conhecimento acadêmico com a experiência empírica de cada pescador e pescadora. Com essas entregas sendo realizadas, tenho certeza de que conseguimos”, afirma.

O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, e possui capacitação técnica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Durante todo o processo de formação de mestres locais, a preparação e construção do modelo da embarcação foi configurada para cada região em particular. Toda a sua modelagem foi pensada de maneira a seguir a tradição da pesca artesanal lagunar, em uma parceria que envolveu acadêmicos do IFRJ, a Associação de Pescadores locais e o poder público.

Além das oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval, o Projeto Novos Mestres realizou ações de educação ambiental nas escolas, produziu o documentário “Nós, Laguna”, o livro “Tainha, o Menino Pescador e Outras Histórias” e uma Mostra Itinerante que promoveu as ações do projeto nas quatro regiões onde ele atua, sempre com o intuito de resgatar a tradição e o orgulho da pesca artesanal em todo o seu processo de execução. Com essa iniciativa, o Projeto Novos Mestres cumpre o seu papel de perpetuar o legado da pesca artesanal em todas as regiões por onde atua.

“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”

Texto: Renato Palhano

Artigo anteriorProjeto Novos Mestres Celebra Formatura Unificada das Oficinas de Carpintaria e Mecânica NavalPróximo artigo OLIMPÍADAS DE PARIS 2024 PROMETE SER OS JOGOS DA SUSTENTABILIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social por meio de diálogos permanentes com diversos setores da sociedade no Brasil e no Mundo, utilizando mecanismos e ferramentas capazes de propagar e multiplicar o exercício da cidadania.

Posts recentes

Seminário Cidades Verdes chega à sua 9ª edição06/09/2024
OLIMPÍADAS DE PARIS 2024 PROMETE SER OS JOGOS DA SUSTENTABILIDADE16/07/2024
Projeto Novos Mestres finaliza entrega de embarcações de pesca artesanal na Região dos Lagos10/07/2024