Evento encerra trajetória bem-sucedida do Projeto Novos Mestres em quatro cidades da Região dos Lagos
O Projeto Novos Mestres finaliza seu ciclo de sucesso com um grande evento na próxima sexta-feira (12). Será a Formatura Unificada dos alunos das oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval dos municípios de Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Araruama. Gerido pelo Instituto Onda Azul, com o apoio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), por meio do Projeto Educação Ambiental, durante um ano e meio essas regiões pesqueiras realizaram oficinas de manutenção e construção de barcos artesanais e de reparos de motores, ministradas por pescadores locais que compartilharam seus conhecimentos, perpetuando assim a cultura e a tradição da pesca artesanal. A formatura acontecerá das 18h às 20h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, localizado na Estrada Perynas S/N – Cabo Frio.
As Oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres foram realizadas de forma totalmente gratuita e ocorreram simultaneamente nos quatro municípios de atuação do projeto. Com um total de 160 horas de aulas, todos os formandos receberão certificação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que atuou como apoio técnico durante todo o processo de construção do projeto. Ao todo, serão mais de 85 formandos nos cursos de Carpintaria e Mecânica Naval.
Esta formatura representa um momento de muita satisfação para o Projeto Novos Mestres. É uma sensação de dever cumprido. Encerramos as oficinas de carpintaria e mecânica naval deixando um legado que uniu a tradição pesqueira e acadêmica. Além de resgatar o orgulho da pesca artesanal, cada localidade recebeu uma embarcação de pesca artesanal construída pelos próprios alunos, fortalecendo a cultura da pesca e a economia local. Estamos realizados”, afirma Ricardo Farias, Diretor de Projetos do Instituto Onda Azul.
Desde o início do segundo semestre de 2023, dezenas de pessoas já se beneficiaram dessa iniciativa do Projeto Novos Mestres que resgata a valorização dos jovens das comunidades pesqueiras e cria um elo entre a tradição e a valorização do ofício da pesca, gerando emprego e renda.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
Texto: Renato Palhano