Na última semana, a equipe da Petrobras Socioambiental, parceira do Instituto Onda Azul, realizou uma visita de monitoramento nos municípios de São Pedro da Aldeia, Saquarema e Cabo Frio, localizados na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, válido pelo Projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL). Durante estes dias, a equipe técnica participou da visita à Capatazia e acompanhou o ‘Curso de Empreendedorismo’ e o ‘Curso de Condutores de Turismo’.
O diretor de projetos do Instituto Onda Azul, Ricardo Farias, comentou sobre a importância do monitoramento do projeto.
“Monitorar ‘in loco’ as atividades do projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é fundamental para verificar o cumprimento das entregas, indicadores, avaliar a qualidade das ações e, principalmente, praticar a escuta ativa junto às comunidades parceiras. A participação da equipe da Petrobras neste processo é importante para demonstrarmos como o recurso aplicado está chegando e transformando a vida de tantas pessoas. A geração de legado para as comunidades é a essência de todo projeto em que o Onda Azul se envolve. Ficamos muito felizes em saber que estamos no caminho certo.” – declarou Farias.
O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Petrobras. Participam também as universidades federais como a UFF e a UFRRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.