Pautas de interesse local foram discutidas no evento
No último dia 14 de março, quinta-feira, ocorreu uma importante reunião no espaço do projeto Mão na Massa, localizado no Polo Condado da cidade de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. O encontro reuniu a equipe de relacionamento comunitário da Petrobras e representantes do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), gerido pelo Instituto Onda Azul.
A iniciativa, promovida pela Petrobras, teve como objetivo principal estabelecer um espaço de diálogo efetivo entre a empresa e a comunidade local. Durante o encontro, foram apresentadas pautas de interesse mútuo, além de serem ouvidos os questionamentos e as sugestões das lideranças locais presentes.
A reunião contou com a participação de diversos atores sociais, incluindo pessoas e organizações que atuam diretamente no território de Maricá. A presença desses diferentes segmentos no evento demonstra o engajamento e o interesse da Petrobras em manter um canal de diálogo sempre aberto para a troca de ideias e parcerias com a comunidade.
Ricardo Farias, diretor de projetos do Instituto Onda Azul, revela que a presença da Petrobras no evento demonstra que o olhar atento sobre a comunidade é um diferencial para o sucesso do projeto: “Estamos aqui hoje como Instituto Onda Azul, através do Projeto USSL, juntamente com a Petrobras, para abrir o diálogo com a comunidade de Maricá e entender suas demandas. Isso é fundamental para o andamento do projeto e para conhecer um pouco mais sobre outras comunidades que possam vir a somar conosco numa possível renovação. Nossa presença sinaliza que juntos temos muito a contribuir.” – explicou Farias.
O encontro do Comitê Comunitário de Maricá representa um passo significativo no fortalecimento das relações entre a Petrobras e a comunidade local. Esse encontro inicial contribuiu para que outros aconteçam no futuro e se tornem ainda mais frequentes, dado a dinâmica em que as demandas da comunidade estão em constante movimento.
O gerente de relacionamento comunitário da Petrobras, Aloísio Orlando, destaca que esta reunião demonstra a capacidade de compreender as demandas locais para promover um desenvolvimento mais harmonioso e humano: “Hoje é a nossa primeira reunião com a comunidade de Maricá e estamos criando um espaço de diálogo onde reunimos os diferentes atores sociais, junto com a Petrobras, líderes comunitários que estão aqui para serem ouvidos. Estamos aqui para reforçar nosso apoio e parceria com a comunidade local.” – disse.
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com a parceria da Petrobras. Participam também as universidades federais como a UFF e a UFFRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba