Iniciativa do Projeto Novos Mestres, Mostra Itinerante celebra o dia de São Pedro com resgate às tradições da pesca artesanal
Em comemoração ao dia de São Pedro, padroeiro da cidade de São Pedro da Aldeia, o Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul e com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) por meio do Projeto Educação Ambiental, apresenta no próximo sábado (29) a Mostra Itinerante Novos Mestres. Após uma passagem de sucesso pela cidade no último dia 8 de junho, a Mostra Itinerante agora traz um resgate da cultura da pesca no dia do padroeiro da cidade com a exibição de vídeos sobre a pesca artesanal, apresentação de acervos, materiais de pesca e banners com pescadores e embarcações. A Mostra Itinerante vai acontecer na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, das 10h às 20h, no centro de São Pedro da Aldeia.
A principal meta da Mostra Itinerante é dar voz aos trabalhadores da pesca artesanal, criando um espaço de diálogo entre a comunidade pesqueira, agentes públicos e privados, e a sociedade civil. O evento busca resgatar e difundir a memória afetiva da comunidade, incentivando um sentimento de pertencimento e orgulho em relação à pesca artesanal, uma atividade pouco valorizada ao longo do tempo.
O Projeto Novos Mestres atua há um ano e meio na cidade de São Pedro da Aldeia e conta com o apoio da Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia (ASPAPRAB) na condução do curso de formação de novos mestres nas artes de carpintaria e mecânica naval. A formatura unificada do curso acontecerá no dia 12 de julho na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, das 18h às 20h, com a presença de alunos e mestres das quatro localidades onde o projeto é realizado.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”