No último domingo, aconteceu a ‘I Feira do Arrastão dos Pescadores’, na orla das Amendoeiras em Maricá, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Concebida a partir da ideia dos moradores que se mobilizam para o Bloco Carnavalesco Arrastão dos Pescadores, e com mentorias da equipe de ‘Turismo de Base Comunitária’ do Projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL), a feira trouxe uma variedade de atrativos que animaram a cidade.
A iniciativa valorizou a pesca lagunar, a gastronomia, o artesanato local, incentivou o consumo consciente e plantio de mudas para tornar a cidade mais arborizada. Dentre as iguarias da culinária se destacaram diversos tipos de petiscos que vem da prática da pesca artesanal lagunar, tais como o robalo, cará, tainha e tilápia. O evento também contou com a tradicional ‘Tenda dos Saberes Lagunares’, que faz parte do Projeto USSL e que abrange os municípios da Região dos Lagos e metropolitana do Rio de Janeiro, atividades de lazer infantil e muito samba.
A assistente técnica do Eixo ‘Turismo de Base Comunitária, Alice Braune, comentou acerca da importância da realização da feira no município de Maricá. “Essa feira tem o objetivo de fomentar a questão do artesanato local e fomentar a cadeia pesqueira na questão da venda direta, o uso do peixe local para as questões gastronômicas. É a primeira edição dessa feira, a gente tem trabalhado nas mentorias dentro do TBC, dentro do eixo de ‘Turismo de Base Comunitária’ e a gente pôde ver que o pessoal está bem feliz, está curtindo bastante até para dar continuidade e pra que essa edição seja um sucesso.” – afirmou Alice.
Andrea Cunha, secretária de economia solidária de Maricá parabenizou o Instituto Onda Azul e afirmou que pretende colocar a ‘Feira do Arrastão’ em circuitos de feiras da cidade. “Quero parabenizar o Instituto Onda Azul que está na parceria junto com os pescadores em um projeto lindo que trabalha o empreendedorismo e a gente pretende colocar (a Feira do Arrastão) no circuito de feiras livres solidárias do município de Maricá.” – pontou Andrea.
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Petrobras. Participam também as universidades federais como a UFF e a UFFRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.