Iniciativa do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares Curso Gratuito de Linguagem Digital Empodera Pescadores Artesanais em Maricá
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), em parceria com a Petrobras e sob a gestão do Instituto Onda Azul, está lançando uma iniciativa inovadora para capacitar e desenvolver comunidades costeiras no município de Maricá. Trata-se do Curso de Linguagem Digital, voltado para a qualificação de homens e mulheres da pesca artesanal, que será oferecido gratuitamente.
Com início marcado para dia 4 de junho, o curso terá duração de duas semanas. As aulas serão realizadas das 18h às 22h nos dias de semana e das 14h às 18h aos sábados, no Instituto de Arte e Cultura Nosso Chão de Dendê, localizado na Estrada Real de Maricá, lote 14, quadra 16, São José do Imbassaí.
Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em temas essenciais como inclusão digital, redes sociais, comunicação eficiente e responsabilidade na transmissão de conteúdo. Além disso, questões atuais como o combate às fake news no universo digital também serão abordadas.
“O Curso de Linguagem Digital não se limita apenas aos pescadores, mas se estende até o terceiro grau de parentesco desses trabalhadores, visando ampliar o conhecimento em toda a cadeia de pessoas ligadas à atividade pesqueira,” explicou André Cavalcante, coordenador do projeto. “Em um mundo cada vez mais digital e globalizado, a iniciativa busca preparar os participantes para os desafios e oportunidades do mundo virtual.”
Essa ação conjunta visa proporcionar aos pescadores artesanais e suas famílias as ferramentas necessárias para navegar no universo digital, ampliando suas capacidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Maricá.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone do Instituto Onda Azul, no WhatsApp: 21 3923-5513.
“O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é uma iniciativa gerida pelo Instituto Onda Azul, em parceria com Petrobras, além do envolvimento de instituições como as universidades federais UFF e UFRJ, e entidades como Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.”