Realização do Projeto Novos Mestres, a cerimônia de entrega da embarcação para comunidade da Baleia promove autonomia e resgata tradição pesqueira
Cumprindo seu compromisso com a comunidade da Baleia, em São Pedro da Aldeia, o Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul, realizou no último sábado, dia 18 de maio, a entrega da embarcação de pesca artesanal construída pelos próprios cursistas das oficinas de Carpintaria Naval do projeto. Com apoio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) por meio do Projeto Educação Ambiental, e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o evento ocorreu na Associação de Pescadores da Praia da Baleia, contando com a presença de representantes do IFRJ, do Instituto Onda Azul e da comunidade pesqueira local, que foi assistir de perto a nova embarcação, agora um legado para a região.
O presidente da Associação de Pescadores da Baleia, Paulo Pinheiro (Azeredo), destacou que a entrega da embarcação é uma realização da comunidade da Baleia, que participou desde o primeiro corte da madeira até o último retoque de tinta. “O Projeto Novos Mestres foi de suma importância para nossa comunidade. Através dele, podemos ensinar a várias pessoas como se constrói uma embarcação, desde a primeira caverna até sua finalização. Isso agrega valor à comunidade, pois além da pesca, ele será usado para o turismo, o que faz dessa entrega um legado fundamental para a localidade”, disse Azeredo.
A construção da embarcação durou cerca de oito meses, e tudo o que foi projetado e construído veio dos alunos e mestres locais, que transmitiram seus conhecimentos como uma forma de perpetuar a tradição da pesca artesanal. Todo esse processo teve a participação direta do IFRJ, através da supervisão acadêmica dos professores Aldembar Sarmento e Ricardo Bogéa, que acompanharam a evolução da embarcação ao longo desses meses e puderam comprovar o sucesso do Projeto Novos Mestres na comunidade da Baleia. “Estamos aqui nesse grande dia, na Praia da Baleia, para o que chamamos de ‘prova de mar’, que é colocar o barco na água e fazer os primeiros testes de navegação. É muito bom ver o resultado e atestar que a proposta do projeto, que é trabalhar com pescadores locais usando uma metodologia empírica, da forma que eles aprenderam com seus antepassados, foi cumprida. Toda a técnica foi passada dos mestres para os alunos, nada foi trazido de fora, e isso é satisfatório”, afirmou Ricardo Bogéa, supervisor técnico das Oficinas de Carpintaria Naval do Projeto Novos Mestres.
O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A ideia é construir uma embarcação em cada comunidade pesqueira dessas cidades até o final do projeto, que termina em julho de 2024. Saquarema foi o primeiro município do Projeto Novos Mestres a construir sua própria embarcação, que já está em atividade, cumprindo seu papel de agregar economia, tradição e orgulho à pesca artesanal.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
Texto: Renato Palhano
Foto: Cinthia Karina