O segundo eixo do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL) referem-se às ações de desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) e é coordenado pelos turismólogos Luiz Saldanha e Alice Braune. As ações deste eixo se fundamentam na ciência cidadã para o desenvolvimento de um turismo sustentável pautado nos conhecimentos tradicionais locais que se integre a outras atividades econômicas já consolidadas. Os aspectos de territorialidade de dominialidade da atividade turística às comunidades pesqueiras estão na centralidade da metodologia utilizada, que também visa a democratização de oportunidades aos diferentes atores e grupos para que se estabeleçam roteiros e vivências que estimulem o intercâmbio cultural entre turistas e residentes e oportunizem a manutenção ou resgate de costumes e modos de vida entre as pessoas da região.
Cinco ações se distribuem durante o período do projeto. Destas, duas já se encontram concluídas. A primeira, de caracterização turística, científica e sociocultural do ambiente do entorno das comunidades parceiras, já foi finalizada e teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico situacional e um plano de trabalho para orientar as atividades subsequentes do eixo. De forma paralela, e alimentada pelo diagnóstico situacional, a segunda ação consistiu na execução de oficinas de sensibilização e engajamento à atividade turística para cada uma das cinco localidades. Foram mais de 120 participantes em todas as oficinas que, identificadas suas diferentes aptidões e desejos relacionados ao turismo, levantaram e mapearam oportunidades e desafios para o estabelecimento de roteiros e vivências em cada território.
A terceira ação é a mais prolongada e ocorrerá durante todo o projeto, sendo as mentorias de desenvolvimento participativo de roteiros e vivências, com atuações em grupos focais para estabelecer capacidades e autonomia aos participantes em construções futuras. A quarta e a quinta ação se desdobram concomitantemente e de modo integrado à terceira ação e consistem, respectivamente, na articulação ou apoio de eventos de fomento à culinária local e na realização de cursos de formação de condutores de turismo. O primeiro curso de condutores de turismo, inclusive, teve sua execução e conclusão durante os meses de maio e junho de 2023, no qual se formaram 32 condutores para a região da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Já no município de São Pedro da Aldeia, o curso aconteceu entre os dias 26 de setembro e 07 de outubro, capacitou e formou 19 condutores.
O sucesso dos cursos não se enxerga apenas nos números, mas principalmente na alta interatividade entre alunos e professores e na sinergia criada entre os cursistas desde o início das aulas. As lições aprendidas entre o que foi bem-sucedido e o que necessita aprimorar serão usados como referência para os cursos seguintes, a serem realizados até o final do projeto em Saquarema e Maricá.
O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Petrobras em parceria com universidades federais como UFF e UFFRJ, e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.