Instituto Onda Azul, através do projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares, realiza curso gratuito para pescadores da região
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), em parceria com a Petrobras e sob a gestão do Instituto Onda Azul, está empenhado em capacitar e desenvolver comunidades costeiras. Dessa vez, o foco está voltado para o município de Saquarema, onde será realizado o Curso de Linguagem Digital na comunidade da Mombaça, visando a qualificação de homens e mulheres da pesca artesanal. E o melhor, o curso é totalmente gratuito.
Com início marcado para o dia 14 de maio, o curso se estenderá por 12 encontros, acontecendo três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sextas-feiras, das 16h30 às 20h30, na Escola Municipal Belino Catharino de Souza, localizada na Estrada da Mombaça, nº 1184, em Saquarema, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do telefone (22) 99976-7895, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, com a Educomunicadora Natielli.
O curso não se limita apenas aos pescadores, mas se estende até o 3º grau de parentesco desses trabalhadores, visando ampliar o conhecimento em toda a cadeia de pessoas ligadas à atividade pesqueira. Em um mundo cada vez mais digital e globalizado, a iniciativa busca preparar os participantes para os desafios e oportunidades do mundo virtual.
Ao longo do curso, uma variedade de temas essenciais será abordada, incluindo inclusão digital, redes sociais, comunicação eficiente e responsabilidade na transmissão de conteúdo, além de questões atuais como o combate às fake news no universo digital.
Yzadora Monteiro, documentarista responsável pela elaboração do conteúdo do curso, ressalta a importância dessa iniciativa para os pescadores artesanais: “A ideia do curso é introduzir aos pescadores uma nova perspectiva sobre seu cotidiano, fornecendo estratégias de comunicação digital e marketing para impulsionar seus negócios para além das fronteiras territoriais”.
O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras. Participam também universidades como a UFF e a UFRRJ e entidades como a Cardume Socioambiental, Planett Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia-Z24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.