O negligenciamento da comunicação e a falha na transmissão das informações podem acarretar grandes problemas na gestão de projetos. Esse erro acontece muitas vezes porque alguns gestores não se atentam a importância dela ou não são transparentes com seus colaboradores e parceiros.
Um trabalho desse tipo para ser eficiente não se preocupa só em repassar os fatos da Organização para fora dela, mas também em compartilhar com a equipe todas coordenadas necessárias, inclusive utilizando a linguagem não-verbal. Para que todos compreendam de forma adequada a mensagem, sem ruídos que possam interferir no entendimento.
A comunicação pode parecer uma tarefa fácil, afinal “aprendemos a nos comunicar desde que somos crianças”, porém para que seja feita de forma eficiente o informe tem que ser enviado, recebido e compreendido de forma clara. A área pode ser dividida em duas categorias:
Comunicação Interna: que envolve a troca de informações entre os profissionais diretamente envolvidos na organização e no projeto;
Comunicação Externa: refere-se a toda troca de informação entre a equipe e as outras partes envolvidas, como parceiros, consumidores, prestadores de serviço e imprensa.
Ambas são importantes para uma Organização da Sociedade Civil, afinal, é com a comunicação que os projetos são planejados, propostos e executados. O gestor tem a função de repassar as informações necessárias para cada área responsável. Isso deve ser feito de forma eficiente para que não haja ruídos ou erros na continuidade da atividade. Uma comunicação ineficiente pode gerar problemas maiores para o projeto, como falhas na sua execução.
Portanto, fica claro que a informação de forma esclarecedora é parte fundamental para o sucesso de um projeto, seja ela da Organização com os colaboradores ou com as partes interessadas. Para uma gestão de projetos de excelência é fundamental que a liderança do projeto desenvolva a comunicação. Afinal, 80% do trabalho na gestão de projetos envolve a comunicação.