Após Saquarema e São Pedro da Aldeia, é a vez de Cabo Frio e Araruama serem contemplados
No próximo final de semana, os municípios de Cabo Frio e Araruama vão receber as últimas duas embarcações de pesca artesanal construídas pelos alunos das oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres. Gerido pelo Instituto Onda Azul, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), por meio do Projeto Educação Ambiental, a cerimônia de entrega dessas embarcações fecha um ciclo de entregas que se iniciou no mês de maio, com as embarcações de São Pedro da Aldeia e Saquarema.
A primeira entrega ocorre no sábado (13), às 10h, no Canal da Praia da Siqueira, em frente à pracinha, em Cabo Frio. A segunda entrega acontecerá no domingo (14), às 10h, na Colônia dos Pescadores Z28, localizada na Rua Cavalcante 70-A, Araruama. O evento contará com a presença de pescadores e pescadoras, alunos dos cursos de Carpintaria e Mecânica Naval do Projeto Novos Mestres, além de moradores das comunidades pesqueiras locais.
Ricardo Bogéa, coordenador técnico do curso de carpintaria naval, exalta o sucesso do projeto e a sensação de dever cumprido com a entrega: “O Projeto Novos Mestres não veio ensinar ninguém, isso nunca foi nossa ideia. Sempre quisemos reunir o conhecimento acadêmico com a experiência empírica de cada pescador e pescadora. Com essas entregas sendo realizadas, tenho certeza de que conseguimos”, afirma.
O Projeto Novos Mestres atua em quatro municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, e possui capacitação técnica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Durante todo o processo de formação de mestres locais, a preparação e construção do modelo da embarcação foi configurada para cada região em particular. Toda a sua modelagem foi pensada de maneira a seguir a tradição da pesca artesanal lagunar, em uma parceria que envolveu acadêmicos do IFRJ, a Associação de Pescadores locais e o poder público.
Além das oficinas de Carpintaria e Mecânica Naval, o Projeto Novos Mestres realizou ações de educação ambiental nas escolas, produziu o documentário “Nós, Laguna”, o livro “Tainha, o Menino Pescador e Outras Histórias” e uma Mostra Itinerante que promoveu as ações do projeto nas quatro regiões onde ele atua, sempre com o intuito de resgatar a tradição e o orgulho da pesca artesanal em todo o seu processo de execução. Com essa iniciativa, o Projeto Novos Mestres cumpre o seu papel de perpetuar o legado da pesca artesanal em todas as regiões por onde atua.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
Texto: Renato Palhano