Realizado pelo Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul e com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o documentário “Nós, Laguna” é um retrato fiel do cotidiano dos pescadores artesanais que vivem nas regiões lagunares do Rio de Janeiro. Filmado nas cidades de Araruama, Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, o documentário se passa dentro do contexto e da realidade dos pescadores artesanais da região e de suas famílias. Depoimentos resgatam o valor e a importância da pesca artesanal para as comunidades representadas, bem como as dificuldades e desafios enfrentados durante todos os processos das atividades pesqueiras.
Lançado durante a Mostra Itinerante, evento que reuniu várias atividades culturais e de lazer nas quatro cidades onde o Projeto Novos Mestres atua, o documentário faz uma linha do tempo da pesca artesanal na Região dos Lagos, com imagens e depoimentos dos pescadores mais antigos e de como foi o processo de transferência de conhecimentos do ofício da pesca para seus filhos e netos. Yzadora Monteiro, documentarista que participou do processo de criação do roteiro do documentário, revela que a principal mensagem do filme é despertar empatia nos espectadores e exaltar a importância da pesca artesanal no contexto de cada comunidade pesqueira:
“O filme trabalhou com a visão dos pescadores sobre seus cotidianos em cada município do projeto. Com a etapa final de exibição do documentário, o alcance deste protagonismo aumenta e traz todas as histórias como uma voz potente do universo pesqueiro. Uma obra audiovisual é um registro para a atualidade e para o futuro. O público que assiste passa a conhecer a partir daqueles que vivem e, assim, gera afinidade com as histórias, o que imediatamente afeta a valorização da pesca artesanal como prática cultural e sustentável,” revela.
O documentário “Nós, Laguna” é uma obra que busca resgatar as tradições da pesca, mas, acima de tudo, lançar um olhar mais aprofundado sobre o ofício milenar da pesca. Contando histórias de trabalhadores do ramo, o documentário relata os pontos de vista dos próprios pescadores e a importância de repassar o conhecimento genuíno de pescadores e a forma artesanal de manter viva a tradição da carpintaria e mecânica naval.
“A realização do projeto Educação Ambiental é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”
Texto: Renato Palhano