No último sábado, dia 3, aconteceu a criação da Rede de Mulheres da Pesca dos Sistemas Lagunares na Capatazia dos pescadores, localizada na praia do Siqueira em Cabo Frio. O encontro ocorreu de 10h às 12h30, reuniu mais de 70 mulheres de diferentes municípios da Região dos Lagos: São Pedro, Maricá, Saquarema e Cabo Frio e debateu a importância das mulheres na cultura da pesca local. A iniciativa faz parte do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), gerenciado pelo Instituto Onda Azul e em parceria com a Petrobras.
O evento foi uma iniciativa de fortalecimento do papel feminino na pesca e destacou a importância das diferentes habilidades das mulheres nas comunidades pesqueiras de todas as regiões abrangidas pelo projeto. Estiveram presentes pescadoras, artesãs e empreendedoras de diferentes ramos. Muitas dessas mulheres relataram que tomaram conhecimento do encontro por meio de mídias locais.
Andrea Tinoco, palestrante, conduziu o encontro em uma roda de conversa que teve como tema central o empoderamento feminino e a valorização da atuação da mulher. Para ela, a manhã foi de incentivo para que mais mulheres se reconheçam como parte integrante da cultura da pesca, independente de sua habilidade na comunidade.
Durante as trocas, Flávia de Oliveira, moradora da Mombaça, em Saquarema, relatou a importância de ter realizado o curso de empreendedorismo oferecido pelo Instituto Onda Azul em 2023. “Eu sou artesã e meus três filhos também são. Realizar o curso me deu autonomia para mostrar o meu potencial. Nós, mulheres, temos voz e precisamos mostrar como nosso trabalho é essencial para o desenvolvimento turístico da nossa região”, disse Flávia.
Todos os cursos oferecidos são oportunidades gratuitas e qualquer pessoa que tenha interesse em participar pode se inscrever. As oportunidades educativas em aberto também podem ser acompanhadas pelo Instagram do Instituto Onda Azul (@institutoondaazul).
A formação da ‘Rede de Mulheres da Pesca dos Sistemas Lagunares’ é uma construção coletiva que contemplou uma ampla gama de preocupações e desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na cultura da pesca lagunar da Região dos Lagos.
“O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras. Participam também universidades como a UFF e a UFRRJ e entidades como a Cardume Socioambiental, Planett Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia-Z24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba”.