Rede de Mulheres dos Sistemas Lagunares vai abordar temas essenciais que valorizam a pesca artesanal feminina
No próximo dia 3 de fevereiro (sábado), o município de Cabo Frio se tornará palco de uma iniciativa inovadora voltada para as mulheres das comunidades pesqueiras da região. A criação da Rede de Mulheres Pescadoras dos Sistemas Lagunares, promovida pelo Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), gerido pelo Instituto Onda Azul e em parceria com a Petrobras, marca um importante passo na promoção da saúde, qualidade de vida e empoderamento feminino. Além de Cabo Frio, o evento vai reunir mulheres das comunidades pesqueiras de Maricá, Saquarema e São Pedro da Aldeia, e tem como objetivo criar uma rede solidária e colaborativa, estreitando laços de sororidade e empatia, na busca do fortalecimento do trabalho e do modo de vida das mulheres que vivem da pesca lagunar.
A formação da Rede de Mulheres Pescadoras dos Sistemas Lagunares é uma construção coletiva que ouviu as mais diversas preocupações e desafios que as mulheres que vivem da pesca lagunar enfrentam. Paula Neves, Assistente Técnica do Projeto USSL e uma das realizadoras da Rede de Mulheres, conta como foi construído a ideia da Rede: “buscamos através dessa iniciativa promover trocas de experiências, facilitar a comunicação entre as mulheres da comunidade, gerar empoderamento e soluções para que o ambiente da pesca entre elas seja cada vez mais produtivo e independente. Entendemos que o ambiente da pesca sempre foi muito masculino, então achamos importante criar a Rede de Mulheres no objetivo de mostrar que elas são vistas e são bem-vindas no nosso projeto.” conta.
A Rede de Mulheres Pescadoras do Sistemas Lagunares será realizada na Capatazia dos Pescadores, localizada na Praia da Siqueira S/N – Cabo Frio. O evento começa às 10h, e tem previsão de término ao meio-dia. Importante lembrar que a participação é gratuita e todas as mulheres que tenham contato com a pesca lagunar em suas comunidades podem participar. Não fique fora dessa.
O Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras. Participam também universidades como a UFF e a UFRRJ e entidades como a Cardume Socioambiental, Planett Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24, e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.