No último sábado (25), ocorreu o ‘Curso de Boas Práticas – Manipulação de Alimentos e Feiras’ no município de São Pedro da Aldeia, localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do eixo ‘Turismo de Base Comunitária’ (TBC) do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), gerida pelo Instituto Onda Azul e que conta com o apoio da Petrobras Socioambiental. A inciativa teve destaque em virtude do ‘Festival do Peixe’, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro no município.
O curso teve a participação dos profissionais de barracas que participarão do evento no próximo sábado e domingo. Além de reforçar a importância econômica do ‘Festival do Peixe’ no município Aldeense, foram destacados alguns pontos importantes como a manipulação dos alimentos, limpeza, combate à contaminação cruzada e atendimento ao público. A turismóloga Alice Braune falou sobre o curso e afirmou que o mesmo festival ocorrerá no município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
“A principal finalidade do qualificar os barraqueiros quanto a manipulação de alimentos voltadas para feiras, considerando a realização da Festa do Peixe na Baleia nos dias 2 e 3 de dezembro. Estão previstas 15 barracas de expositores e teremos outro evento em Maricá durante o mês de dezembro” – afirmou Alice.
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Petrobras. Participam também as universidades federais como a UFF e a UFFRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.